sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Grávidez na Adolescência


]No Brasil, o número de grávidas com menos de 20 anos cresce a cada ano.
E a gravidez na adolescência é uma questão que deve preocupar não só pais e filhos  mas a sociedade como um todo.São muitos os fatores que favorecem essa situação.
Jovens são exposto a conteúdo muito cedo (seja em letras de músicas,seja na televisão,seja pelos exemplos dentro de casa de casa), e a média idade em que iniciam sua vida sexual é cada vez menor.Há também falta de diálogo sobre sexo nas casa e nas escolas,por mais que não possa dizer que não há acesso a informação sobre métodos contraceptivos.
As consequências também não   são poucas.Muitas mães adolescente não tem condições financeiras ou emocionais para criar um filho, e um pai adolescente normalmente se  exime de qualquer responsabilidade.É,então,potencialmente, uma situação em que prevalece a falta de estrutura familiar para a criança que irá nascer.
Devido a essas dificuldades (sociais, emocionais e econômicas, entre outras), é muito comum que pessoas que se encontrem  nessa situação optem pelo descuido  durante o período pré-natal, pelo abandono dos recém-nascidos ou até pelo aborto. Torna-se , assim, uma questão de saúde´pública que o governo e sociedade não  podem ignorar.
Precisa-se, assim de ações e campanhas de educação e informação do jovem e da sociedade sobre como lidar com a iniciação Sexual, as  muitos contraceptivos e o planejamento familiar.

 A gravidez na adolescência deve ser evitada, e não combatida .

0 comentários:

Postar um comentário